O inventário consiste em realizar uma contagem de todos os itens de estoque para verificar as quantidades entre a realidade física (estoque) e fiscal (contabilidade).
Entre os tipos de inventário de estoque, destacamos o Inventário Periódico (anual), que é feito no final de cada período contábil, tem efeito fiscal e consiste em realizar a contagem de todos os itens do estoque. Outro modelo muito utilizado é o Inventário Rotativo, que tem como finalidade detectar e corrigir diferenças, reduzir e eliminar possíveis perdas e é realizado em um número reduzido de itens do estoque, podendo ser executado durante o período contábil.
Inventários efetuados por colaboradores internos agregam um alto investimento necessário em pessoas, equipamentos, sistemas, horas extras, logística e etc. Sem considerar o desgaste dos funcionários por não possuírem metodologia, mecanismos sistêmicos e despreparo devido não atuarem diariamente no seguimento de inventário patrimonial.
Com isto, os prazos serão comprometidos e consequentemente o horário de abertura da loja/unidade de negócio como também a qualidade da informação pode ser prejudicada, impactando diretamente em perdas financeiras, saldos distorcidos e etc.
O primeiro passo para a implantação do controle de patrimônio é o Inventário Patrimonial que tem por objetivo constituir uma base de dados dos bens: imóveis, móveis, máquinas e equipamentos, para poder assegurar a qualidade e a credibilidade dos valores publicados nos balanços patrimoniais, sem as ressalvas da auditoria.
Vistoria física os bens do ativo fixo, identificação e colocação de etiquetas patrimoniais com código de barras, que podem ser confeccionada com a qualidade da empresa do grupo AfixGraf. A fixação das placas será efetuado obedecendo-se as necessárias recomendações técnicas do fornecedor, e ainda, essas plaquetas deverão ser colocadas de modo padronizado para facilitar o acesso, visualização e leitura “via scanner” do código de barras;
Descrição técnico-descritiva dos bens inventariados: descrição padronizada, marca, modelo e número de série do bem, número do bem anterior (se houver); Classificação por Unidade, Filial, Centro de Custos, Localização;
Emissão de gráficos ou relatórios com termo de responsabilidade com todos os dados resultantes do processo de inventário.
Entre em contato e agende uma visita.